Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de espaços reservados (2) para o número de argumentos passados (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 4041 Centro de Inovação da Intel | AMT
 

Centro de Inovação da Intel

Centro de Inovação da Intel

O Centro de Inovação da Intel é resultado de uma parceria da AMT com a Intel, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado, e consequência do acordo de cooperação com o Governo Federal anunciado em 2013. O objetivo principal do Centro de Inovação é oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho (HPC – High Performance Cloud Computing, na sigla em inglês) para empresas de todos os portes. Além disso, o Centro promove qualificação de ponta em HPC, fundamental para exploração nos setores de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes, como por exemplo a exploração do pré-sal e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas, universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento. A ideia é democratizar o acesso de empresas brasileiras a computação de alto desempenho. “Acreditamos que isso pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento da economia do país”, destaca Fernando Martins, diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel.

centro intel rj
tecnologia intel

Localizado na sede da AMT no Rio de Janeiro

O Centro de Inovação da Intel, localizado na sede da AMT no Rio de Janeiro, é hospedado e gerenciado pela própria AMT e oferece sistemas de hardware e software de última geração, com processadores e softwares considerados o estado-da-arte e desenvolvidos pelo Intel Labs. O espaço conta com 3 áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisas apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via o empreendedorismo.

A escolha da AMT como sede do Centro de Inovação foi influenciada pelo seu histórico consolidado de boa atuação no mercado de TI brasileiro e a escolha de ser no Rio de Janeiro foi devido a concentração de empresas do segmento de Óleo e Gás, que fazem uso constante das tecnologias de Computação de Alto Desempenho. Com mais de 20 anos no mercado, a AMT oferece infra-estrutura de TI como serviços, com foco em cloud computing. A aliança com uma empresa nacional permitiu a transferência de tecnologia no estabelecimento de um centro de conhecimento e treinamento dos serviços em HPC & Big Data. Hoje podemos dizer que a AMT está na vanguarda do HPC no Brasil e é pioneira na prestação de serviços HPCaaS e Serviços de Otimização de Código, utilizando Tecnologias de Alto Desempenho.

centro de inovacao intel